Conheça Sorocaba


Sorocaba é o terceiro município mais populoso do interior paulista com quase 580 mil habitantes, e é considerado como o quarto maior mercado consumidor do estado fora da região metropolitana da capital.

Sorocaba registra hoje uma diversificação econômica raramente vista em outros municípios brasileiros.


Considerada a quinta cidade em desenvolvimento econômico do Estado, possui cerca de 1.800 indústrias instaladas e 15.300 pontos de comércio. Por se localizar numa região privilegiada, conta com a Estação Aduaneira do interior (EADI) que é um terminal alfandegário ("porto seco") de uso público, destinado à movimentação e armazenagem de mercadorias importadas ou exportadas.

Sorocaba foi escolhida para abrigar o porto seco por causa de sua infra-estrutura de serviços, parque industrial, malha rodoviária e localização geográfica, a estação encontra-se a apenas 80 Km do aeroporto de Viracopos (Campinas), a 160 Km do Porto de Santos e 90 Km do terminal de Conchas da Hidrovia Tietê-Paraná.

A cidade também tem atraído o investimento de outras grandes empresas multinacionais como CNH Latin America que pretende investir mais de 1 bilhão de reais na construção de uma nova planta industrial e gerar aproximadamente 1.500 empregos diretos.

Outra grande empresa prestes a se instalar na cidade é a montadora Toyota, com investimentos na ordem de 1,6 bilhão de reais e que deve gerar aproximadamente 2.500 empregos diretos e 10 mil indiretos, com produção estimada de 150 mil veículos por ano.

A cidade possui ainda cinco universidades, sendo três privadas: Centro de Ciências Médicas e Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Universidade de Sorocaba (UNISO), Universidade Paulista (UNIP), e duas públicas: Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Possui também oito faculdades: Faculdade de Direito de Sorocaba (FADI), Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS), Faculdade de Tecnologia do estado de São Paulo - Sorocaba (FATEC-SO), Faculdade de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Sorocaba (FEFISO), Instituto Manchester Paulista de Ensino Superior (IMAPES), Academia de Ensino Superior (AES), Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (ESAMC) e Centro de Educação Sorocabano Uirapuru, entre outras escolas.

São quatrocentas escolas públicas, municipais e privadas, de ensino fundamental a médio, muitas com cursos profissionalizantes. Também estão presentes na cidade grandes instituições como o Senai, Senac, Escola Técnica Estadual Rubens de Farias e Souza, Escola Técnica Estadual Fernando Prestes de Albuquerque e o Colégio Politécnico de Sorocaba (instituição filantrópica).




Sorocaba ainda conta com 21 unidades em funcionamento e outras 9 em construção do Projeto Sabe Tudo, que funcionam anexos a unidades de ensino fundamental e são utilizadas pelos alunos e pela comunidade.

O projeto tem como objetivo principal a inclusão digital onde oferecem gratuitamente a população, cursos de informática e acesso à internet. São centros de estudos equipados com 20 computadores avançados, que utilizam a internet como ferramenta de pesquisa, além de disponibilizar a comunidade jornais, revistas e um mirante de observação.

O sistema de saúde também é servido por uma boa infra-estrutura e conta com 27 Unidades Básicas de Saúde e muitos hospitais, destacando-se o Complexo Hospitalar de Sorocaba (CHS) que inclui o Hospital Regional, Hospital Leonor Mendes de Barros e o Hospital Santa Lucinda (pertencente à PUC-SP) e é responsável pelo atendimento de mais 2 milhões de habitantes de 48 municípios da região.

A cidade possui também a Santa Casa de Misericórdia, Hospital Evangélico, Hospital Samaritano, Hospital Modelo, Hospital Unimed, que recentemente teve sua qualidade certificada através de auditoria realizada pela Fundação Vanzolini, da USP, e quatro hospitais psiquiátricos: Jardim das Acácias, Vera Cruz, Mental e Teixeira Lima. Complementando a estrutura pública, a cidade conta com duas unidades pré-hospitalares: UPH Zona Norte e UPH Zona Oeste.

Conta também com o Hospital Oftalmológico de Sorocaba, que realiza uma média mensal de 220 transplantes de córneas, sendo o hospital que mais realiza transplante de córneas em todo o mundo.

Sorocaba é uma das melhores cidades brasileiras para se viver. A constatação é da revista Exame, uma das principais publicações econômicas do país, que anualmente publica pesquisas sobre o tema. Um estudo encomendado à Trevisan, uma das mais respeitadas empresas brasileiras de consultoria, revela que o município reúne os atributos técnicos considerados essenciais por executivos e diretores de empresas para garantir a qualidade de vida.

Com relação ao lazer, existe uma variada opção de casas noturnas, restaurantes, cinemas, teatros, clubes recreativos e de serviços, como Lions e Rotary. São opções os museus, zoológico, parques municipais e monumentos, que fazem parte dos pontos turísticos da cidade.



A cidade ainda conta com um projeto em andamento, denominado como Plano Cicloviário, para a construção de cerca de 77 quilômetros de Ciclovias na cidade, onde pode ser utilizado por ciclistas em condição de trabalho, esporte ou lazer. É um dos maiores projetos deste segmento no país, seguindo modelo como as utilizadas em Aracaju e Santos. Tem como base o conceito Cidade Saudável e Cidade Educadora.




No plano inclui-se a instalação de paraciclos (com capacidade para doze bicicletas cada) e bicicletários (com maior capacidade) em pontos estratégicos na cidade, como terminais e ciclovias.

Seguindo nessa linha, foi criado o Projeto Pedala Sorocaba que visa popularizar o uso das bicicletas na cidade, promover os benéficos da atividade física e transformar a bicicleta num meio de transformação cultural no transporte eficaz para o trabalho e lazer na cidade. (www.pedalasorocaba.com.br)

O zoológico da cidade recentemente revitalizado é referência nacional e é considerado um dos mais completos da América Latina, chegando a receber mais de 20.000 pessoas nos fins de semana. (http://zoo.sorocaba.sp.gov.br)

Sorocaba ainda mantém um calendário oficial incluindo festas populares e vários eventos.



A cidade ainda conta com serviço "wi-fi free zone", de acesso gratuito à internet, onde por meio de conexão sem fio (wireless), oferece à população 6 pontos em diversas praças espalhadas pela cidade.

Outro projeto que chama a atenção na cidade é o Programa de Coleta Seletiva que está sendo implementado gradualmente em Sorocaba através da parceria entre a Prefeitura de Sorocaba e as Cooperativas de Reciclagem com o objetivo de dotar o município com um programa de Coleta Seletiva mediante a organização formal dos catadores em cooperativas legalmente constituídas, promovendo a geração de renda e a integração social.




Uma das grandes marcas da cidade são a quantidade de praças e parques como o Parque das Águas e o Parque dos Espanhóis, considerado um dos maiores espaços públicos da cidade, também possuem palco ao ar livre, pista de skate e de caminhada, quadra poliesportiva, campo de futebol, lagos e playground, onde freqüentemente são realizados shows e eventos na cidade.

Outros parques são uma atração a parte para quem prefere ficar mais próximo da natureza. É o caso do Parque da Biquinha que possui uma topografia privilegiada por fazer parte de uma bacia hidrográfica com um lago e várias quedas d?água, onde mudas de plantas de várias regiões brasileiras foram plantadas para o enriquecimento da paisagem e servindo como atrativo para diversas espécies de animais. Possui área apropriada para lazer, quiosques com churrasqueiras, local para piqueniques, playground e um delicado orquidário.

O Parque Chico Mendes também é apropriado para a prática de esportes e caminhada. O parque é uma área verde com uma cobertura vegetal predominante de eucaliptos e mata ciliar preservada. Podem ser observados vários animais, como araras, pavões, patos e gansos.

Por essas e outras, Sorocaba tem recebido muitos novos moradores principalmente provindas da Região Metropolitana de São Paulo, que buscam na cidade uma melhor qualidade de vida para a sua família.